No último dia 5 de junho, o mundo relembrou, mais uma vez, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Todos os anos, nesta data, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da BR-230/422/PA realizou diversas ações educativas para diferentes públicos.
O município de Uruará foi um dos contemplados, e o calendário de eventos incluiu palestras, blitz ecológica, plantio de mudas, exposição de animais empalhados e uma palestra sobre “Restauração da Terra”. Os estudantes da Escola Melvin Jones deram início às atividades com uma palestra focada na campanha deste ano, que destaca a restauração da terra, a desertificação e a resiliência à seca, sob o lema “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.
Após a palestra, os alunos participaram do plantio de mudas de espécies regionais, incentivando a comunidade a se envolver nos esforços de proteção e restauração do planeta. A atividade de plantio foi viabilizada graças à parceria com a EletroNorte de Tucuruí, que doou 200 espécies nativas, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Uruará, que contribuíram com outras 200 mudas. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar uma exposição temática ao ar livre, onde puderam ver animais empalhados da fauna amazônica. Esta exposição foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará.
Durante as atividades, a equipe do DNIT destacou o envolvimento da autarquia em causas ambientais, mencionando programas como o de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que busca restaurar áreas afetadas pela construção ou manutenção das rodovias, o Plantio Compensatório, que visa mitigar os impactos ambientais causados pela supressão de vegetação durante obras, o Programa Ambiental de Construção (PAC) que apresenta medidas preventivas e corretivas para minimizar impactos ambientais negativos tanto no meio físico (água, ar, solo) quanto no meio biótico (fauna e flora). E o Programa de Educação Ambiental (PEA), que sempre instiga reflexões sobre o papel de cada indivíduo na preservação dos recursos naturais. As discussões incluem a proteção da flora e fauna, o monitoramento da qualidade da água e a comunicação com as comunidades locais.
Durante a semana, foram realizadas atividades nas comunidades lindeiras, destacando a importância dos recursos naturais para o sustento e a qualidade de vida da população local. Produtores rurais do Sindicato de Uruará participaram de discussões sobre Sistemas Agroflorestais (SAF), como alternativas de modelos adequados para ocupação produtiva de solos. Para encerrar a semana, está prevista uma blitz ecológica com distribuição de mudas nativas e folder educativos que ocorrerá na BR-230, perímetro urbano de Uruará, e visa engajar e estimular toda a população no debate sobre preservação ambiental.